O meio digital viabiliza a aplicação de estratégias das mais variadas maneiras e ao tratar-se de anúncios, o emprego do link patrocinado tem grande destaque. Naturalmente, em um mercado amplo e competitivo, existem diferentes modelos de estratégias, ou seja, há empresas que optam por práticas integralmente orgânicas, as que focam apenas em anúncios e aquelas que combinam estratégias.
Há diferentes formatos disponíveis de links patrocinados, por exemplo, uma empresa que atua com a inspeção e instalação de mangueira de incêndio pode optar por custo por clique, visualização, ação ou por mil impressões.
Além dos custos, os modelos podem variar de acordo com o formato da campanha e tipo de palavra-chave, uma vez que cada formato tem suas características. As palavras-chave são os termos aplicados para as buscas e por isso são significativas para as estratégias de marketing digital de forma geral.
Quais são as vantagens de maior destaque?
Diferentes fatores devem ser levados em consideração para aplicar os links patrocinados e uma preocupação comum é a respeito do tipo de investimento que precisa ser realizado, em especial, se é obrigatório ser elevado.
A aplicação alta pode ter um alcance mais preciso e mais rápido, mas não descarta a vantagem de que os links patrocinados podem ter um investimento inicial relativamente baixo e aumentar gradualmente de acordo com o retorno.
Uma das principais características de diversas estratégias de marketing digital é a chance de segmentação e no caso dos links patrocinados não é diferente, uma vez que as plataformas de aplicação, como as redes sociais, apresentam opções variadas na escolha de filtros para que os serviços ou produtos sejam oferecidos somente para as pessoas que mostram realmente interesse.
Ainda mais, há possibilidade de otimizar rapidamente as campanhas patrocinadas, o que só reforça a necessidade de averiguar regularmente os resultados. Basta imaginar o exemplo de uma campanha a respeito de um relógio de ponto, ao notar a necessidade de determinado ajuste no alcance, filtro ou valor, entre outras questões, dependendo da plataforma, o reparo poderá ser efetuado rapidamente.
Erros comuns na aplicação de links patrocinados
As estratégias podem apresentar alguns erros muito comuns, o que só reforça a necessidade de recorrer a profissionais qualificados. No caso dos links patrocinados, os erros de maior destaque são:
- Páginas incompatíveis com os anúncios;
- Não usar as palavras-chave adequadamente;
- Restrição aos mecanismos de busca;
- Não conhecer a persona.
Não basta criar um anúncio atrativo, é preciso que exista de fato algo compatível a ser oferecido para o cliente em potencial caso ele decida acessar o link. Por esse motivo, é preciso se preocupar não apenas com uma estrutura adequada do anúncio, como também com o conteúdo da página, principalmente para aumentar as chances de conversão.
Além disso, é preciso que exista uma pesquisa adequada de palavras-chave, especialmente para selecionar os termos mais adequados para empregar. É interessante que exista um estudo, pois palavras com um volume superior de buscas contam com um valor mais alto a cada clique.
Por mais que os links patrocinados sejam amplamente aplicados nos mecanismos de busca, principalmente devido a visibilidade que promove para as empresas, é fundamental reconhecer que nos últimos anos as redes sociais estão ganhando grande espaço neste cenário e sendo assim, é importante não se restringir.
Já no caso da persona, corresponde basicamente a uma representação do perfil ideal do consumidor em potencial, diferentemente de informações levantadas a respeito do público-alvo, trata-se de um perfil semi fictício, relacionado com interesses, dificuldades, entre outros aspectos do cliente. Identificar tal perfil contribui com uma abordagem mais precisa e principalmente, nos canais mais adequados.
Dicas para empregar a técnica
Além de evitar os erros mais comuns na aplicação dos links patrocinados, há algumas dicas interessantes para potencializar esse tipo de prática. Em primeiro lugar, é preciso escolher os canais de atuação, como o Facebook, Instagram, Google AdWords, entre outras plataformas que viabilizam o desenvolvimento de campanhas patrocinadas.
Escolher o canal correto pode gerar diversas dúvidas a princípio e uma grande dica é detectar onde o acesso da persona é mais frequente. Afinal, as plataformas utilizadas pela persona de uma empresa que comercializa máquina de pizza podem ser totalmente distintas de uma empresa que realiza reforma de elevadores.
Com o uso correto dos links patrocinados, outras estratégias podem ser potencializadas, como o engajamento nas redes sociais, a otimização de sites que corresponde ao SEO (Search Optimization) e o Marketing de Conteúdo, que são métodos que visam o tráfego orgânico. Todavia, ao serem combinados com os links patrocinados, os resultados podem ser mais rápidos.
É importante citar que tanto no caso das dicas quanto nas estratégias que podem ser combinadas com os links patrocinados, é imprescindível que as particularidades da empresa sejam respeitadas, em especial, para que os métodos traçados e executados sejam compatíveis com as metas e cultura organizacional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.