Saber como gerar tráfego e converter mais é fundamental para o sucesso de sua loja online. Confira dicas para transformar seu site em uma máquina de vendas!
Roupas, cosméticos e até mesmo comida. Atualmente, é possível comprar e vender de tudo pela internet. Esse recurso caiu no gosto dos brasileiros: dados da Ebit apontam que, em 2017, o setor faturou quase R$ 48 bilhões, um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior.
Se, por um lado, isso gera mais uma oportunidade de negócio para empreendedores, por outro, há cada vez mais estabelecimentos no campo virtual, todos brigando pela atenção – e pela decisão de compra – do consumidor. Por conta disso, saber como gerar tráfego e converter mais é fundamental para se sobressair perante a concorrência.
Quer transformar seu site em uma verdadeira máquina de vendas, mas não sabe por onde começar? Continue lendo e confira as dicas de especialistas na área.
Como gerar tráfego para sua loja virtual e converter mais
A popularização e a redução dos custos do acesso à internet democratizou a produção de conteúdo na web. Levantamentos apontam que existem mais de 1,7 bilhões de sites em toda a rede e 600 milhões de blogs. Portanto, gerar tráfego e converter mais é uma tarefa difícil, uma vez que a concorrência é acirrada.
A boa notícia é que existem uma série de boas práticas que podem ser adotadas para tornar sua página mais atrativa para o consumidor, despertando o desejo de compra, construindo a credibilidade de sua marca a alavancando as vendas. Confira:
Conheça sua persona
O primeiro passo para projetar uma página que seja amigável para o usuário é conhecê-lo. A melhor maneira de se fazer isso é elaborando uma persona, ou seja, um arquétipo do cliente ideal, com informações como nome, idade, poder aquisitivo, dores e desejos. Portanto, a persona é muito mais detalhada em comparação ao público-alvo.
Se você já tem um negócio, esse personagem pode ser criado com base na análise dos clientes que você já tem. Caso o seu estabelecimento esteja dando os primeiros passos, basear-se na concorrência é uma boa ideia. Como esse processo envolve um exame aprofundado do seu público, ele te ajudará a gerar tráfego e converter mais.
Conteúdo é rei
O consumidor de hoje não quer só bons produtos e serviços a um preço justo. Ele também quer um relacionamento com as marcas, quer que elas se posicionem e lhe proporcionem informações de valor.
É possível suprir todas essas expectativas em uma tacada só por meio da produção de conteúdo de qualidade. Isso vale tanto para os blogs quanto para descrições de produtos e de categorias.
SEO é fundamental
Para gerar tráfego e converter mais, não basta produzir conteúdo: é preciso que ele possa ser indexado pelos mecanismos de busca, de modo que seja encontrado pelo usuário. Para que isso aconteça, é preciso investir em SEO – ou seja, otimizações que leve sua página ao topo dos resultados do Google. Entre elas, estão o uso das melhores palavras-chaves para o seu nicho; o uso de um mapa do site e o uso de headers.
Vale ressaltar que, quando se trata de SEO, os resultados podem demorar a vir. Entretanto, eles são duradouros, e ajudam a agregar valor ao seu negócio no longo prazo.
SEM ajuda no final do funil de vendas
Quem busca um resultado mais rápido para gerar tráfego e converter mais por meio dos mecanismos de busca também tem uma ferramenta à sua disposição: os links patrocinados, que fazem parte do escopo do search engine marketing (marketing em mecanismos de busca).
Nele, criam-se anúncios otimizados para determinadas palavras-chaves, mostrados antes dos resultados orgânicos da pesquisa. É possível participar de um leilão para definir o valor pago por clique. Suas características fazem com que ele seja usado principalmente no fundo do funil de vendas – ou seja, quando o cliente está pronto para comprar. Apesar disso, nada impede que, uma vez que o sua estratégia de conteúdo esteja bem otimizada, os links patrocinados sejam usadas para atrair visitantes para o seu site.
Invista em um projeto de design bem elaborado
De nada adianta ter um mix de produtos invejável, uma estratégia de conteúdo perfeitamente desenhada e um SEO impecável se o design do seu site não for favorável ao usuário. Para gerar tráfego e converter mais, recomenda-se que a parte visual de sua página seja limpa e com poucos elementos. Os que estiverem presentes devem chamar a atenção do usuário.
Nesse momento, a psicologia das cores também é uma aliada. Por exemplo: promoções costumam ser sinalizadas com tons que geram sensação de urgência, como o vermelho e o laranja. Já a aplicação de descontos costuma ser na cor verde. Além disso, a paleta escolhida para a identidade visual da sua marca também deve estar presente, de modo a reforçar sua presença na mente do consumidor.