O mercado de vendas na internet tem crescido cada dia mais e o consumidor, cada vez mais exigente. Não é mais suficiente que uma marca disponibilize seus produtos no e-commerce e ofereça preços competitivos para alcançar seu público-alvo e conseguir sucesso de vendas.
Não é uma novidade que as marcas devem encontrar o consumidor onde ele está, não o contrário. Mas a tendência hoje é unificar entretenimento, informação e compra. As pessoas agora não compram somente o produto em si, mas por desejo e influência. E, no esforço de aumentar as vendas online, as lives são um recurso surpreendentemente eficaz.
De acordo com o relatório Social Media Trends 2019, produzido pela agência Rock Content, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. Essa é uma porcentagem esmagadora e é através desses canais que as marcas produzem suas lives para aumentar suas vendas online.
O relatório ainda demonstra que o Facebook continua sendo a principal rede social utilizada, com 97,5% das menções. O Instagram ainda é a segunda colocada e o LinkedIn teve um aumento significativo comparado a 2018.
Como fazer lives para aumentar as vendas online
As lives são transmissões de vídeo ao vivo na página da rede social de sua empresa — ou sua página pessoal, se for o caso.
Uma das principais vantagens de fazer lives com frequência é a sua eficácia em aumentar o reconhecimento da marca. Os seguidores das páginas recebem avisos automaticamente quando existe uma transmissão ao vivo e são levados a se engajar com o conteúdo.
As lives não precisam ser musicais, viu? E você não precisa de um artista famoso falando sobre seu produto. Na era dos youtubers, se você tiver o jogo de cintura de aparecer ao vivo para seu cliente, falando sobre o seu trabalho, só ganhará pontos.
Este recurso faz com que você se aproxime dos seus clientes, interagindo de forma dinâmica e respondendo suas perguntas ao vivo, aumenta sua credibilidade e consegue conversar com quem realmente se interessa pelo assunto.
O que falar para vender mais durante a sua live
Usar lives para vender mais é um atrativo muito útil. Mas atenção: nunca entre em uma live sem um roteiro do que falar. Você não quer ficar em silêncio procurando as palavras certas e o tema na frente da câmera — isso vai abalar sua credibilidade. Por isso, sempre tenha um objetivo traçado previamente para aquele evento antes de entrar no ar.
Durante o evento, é interessante começar introduzindo o assunto, depois passar por tópicos importantes e incentivar que as pessoas enviem perguntas e comentários. Você pode falar sobre o uso do seu produto, dicas sobre o nicho em que ele se encontra, novidades, cobertura de eventos relevantes, lançamentos, sorteios, e por aí vai!
É importante pensar em gerar conteúdo que provoque engajamento: é isso que vai ajudar a vender mais na internet aumentando sua relevância no mercado.
Cases de lives para vendas online
Quer se inspirar em empresas de sucesso para criar suas lives e aumentar as vendas online? Seguem alguns cases para te estimular!
Americanas: pioneirismo em usar lives para vender mais na internet
A Americanas foi uma das primeiras grandes empresas nacionais a investir no formato das Lives em redes sociais. Foi lançada, no final de junho, a campanha “Americanas Ao Vivo”, com Camila Coutinho, a primeira blogueira de moda do Brasil.
As marcas começaram com os patrocínios às apresentações e as visitas em produtos que foram apresentados nas lives aumentaram mais de dez vezes. Depois disso, a empresa já repetiu o formato com as atrizes Sheron Menezzes, Jeniffer Nascimento e Nah Cardoso, o humorista Rafael Portugal e as ex-BBB Mari Gonzalez e Bianca Andrade, entre outros nomes.
Riachuelo e suas lives com famosos
A Riachuelo já investiu nas lives duas vezes. A primeira “live commerce” da marca teve show da dupla Simone e Simaria e dicas das influenciadoras Andressa Suita e Mari Maria. As cantoras vestiram peças que estavam à venda na loja.
A segunda foi focada no Dia dos Pais, e teve apresentação do casal Otaviano Costa e Flavia Alessandra, participação de Sabrina Sato e Duda Nagle e show do cantor Mumuzinho – também vestidos com as roupas da marca.
Segundo dados da Social Miner, agência que trabalha com a Riachuelo, o engajamento nas lives patrocinadas alcançou uma taxa de clique nos sites 48% maior do que a média de outras campanhas.
Chilli Beans: usando lives para promover suas vendas online e contornar a crise
A marca famosa por seus óculos de sol também resolveu entrar na onda das Lives como mais uma iniciativa para contornar a crise. Por conta da pandemia, a marca teve que fechar a maioria das suas 900 lojas até então abertas pelo Brasil e investir pesado no e-commerce, que representava apenas 3% do faturamento da empresa em 2019.
As lives de e-commerce serão uma iniciativa mensal com o objetivo de trazer 30% de fluxo adicional para as lojas físicas e aumentar o faturamento do e-commerce em 50%. A marca também tem focado mais em itens essenciais — os óculos de grau — como uma estratégia para o momento de crise. A esperança é que a iniciativa ajude a aumentar em 80% a participação dos óculos de grau no faturamento das lojas.
O primeiro evento da rede, chamado de Chilli Beans Live Circus, trará o lançamento da nova coleção do estilista Alexandre Herchcovitch inspirada nos 7 pecados. Além de movimentar o e-commerce, a companhia espera que as lives incentivem o fluxo de consumidores nas cerca de 650 lojas físicas que foram reabertas. Durante as transmissões, os óculos terão descontos de até 50%, que serão repassados durante sete dias para as lojas físicas da rede.