Publicidade na Web
Sem Resultados...
Ver todos os Resultados
  • HOME
  • A AGÊNCIA
  • CRIAÇÃO DE SITES
  • SOCIAL MEDIA
CONTATO
Publicidade na Web
  • HOME
  • A AGÊNCIA
  • CRIAÇÃO DE SITES
  • SOCIAL MEDIA
Sem Resultados...
Ver todos os Resultados
Publicidade na Web
Sem Resultados...
Ver todos os Resultados

Como as redes sociais podem aumentar o engajamento de sua empresa/marca

por emarket
em Marketing em redes sociais, Publicidade Online
0
redes sociais
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Já não é preciso dizer o quanto as redes sociais têm influência em nosso cotidiano e fazem parte das principais estratégias de marketing digital.

Para termos uma ideia, o Facebook já faz parte de 92% das empresas e mais de 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma página de negócios, gerando 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários por semana.

Ou seja, a eficiência de promoção nas redes sociais pode ser comparada a uma divulgação em outdoor, já que essas plataformas fazem parte do dia a dia de um grande percentual de pessoas como o outdoor.

No entanto, uma pesquisa da Social Media Trends avaliou que apenas 34,6% dos usuários consideram as redes sociais eficazes na promoção de marcas. Isso ocorre porque muitos empreendimentos não levam o marketing nas redes a sério, por conta do próprio ambiente mais descontraído dessas plataformas.

Por esse motivo, é fundamental adotar uma estratégia focada em mídias sociais, para que esses espaços sejam realmente produtivos para a sua empresa e possam contribuir para o reconhecimento, lucratividade e expansão da marca.

No artigo de hoje, saiba como as redes sociais podem aumentar o engajamento de sua empresa/marca e conheça algumas dicas de marketing para essas plataformas.

Acompanhe a leitura!

Qual é a importância do engajamento?

O engajamento se refere a qualquer interação que o usuário possa ter com a sua marca nas redes sociais – desde uma simples curtida, passando pelo comentário, compartilhamento e, finalmente, a compra de um produto ou serviço com a empresa.

Por exemplo, quando um seguidor curte uma publicação, isso é uma forma de engajamento e demonstra que a audiência confia e gosta do conteúdo. Mesmo empresas de mercados B2B que trabalham com serviços voltados para outras empresas, como agenciamento de cargas internacionais ou outros tipos de serviços, conseguem atrair fãs e formar uma comunidade ativa em torno da marca.

Mas o engajamento traz muitas outras vantagens para as marcas, incluindo:

  • Maior divulgação da empresa;
  • Aumento do tráfego para o site institucional/blog;
  • Crescimento no número de clientes;
  • Ampliação das possibilidades de venda;
  • Fidelização dos consumidores.

Claro que para conquistar todos esses benefícios, é necessário ir além da criação de uma simples fanpage no Facebook ou um perfil comercial no Instagram. É preciso investir em conteúdo de qualidade, para que os seus seguidores acompanhem a marca.

Ou seja, o engajamento é uma construção contínua, baseada na criação de um relacionamento duradouro entre o público e a empresa. Assim, quando um usuário comentar em um anúncio, significa que ele quer ser ouvido e respondido – e esse diálogo também é uma forma de engajamento.

Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Em primeiro lugar, é importante destacar que cada rede social tem a sua especificidade. Por esse motivo, é fundamental considerar os aspectos singulares de cada plataforma, para orientar um marketing direcionado e assertivo.

A recomendação é que as empresas tenham um perfil nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Mas dependendo do perfil do público-alvo e os objetivos do seu negócio, algumas outras plataformas podem fazer mais sentido.

Abaixo, separamos algumas dicas mais “gerais”, que podem ser aplicadas em todas as redes para aumentar o engajamento. Dessa forma, é possível começar a sua estratégia de marketing digital de forma eficiente.

1 – Saiba quem é a sua persona

A persona nada mais é que a representação semi-fictícia do seu cliente ideal, com base nas características do público-alvo. Com esse personagem, é possível identificar as necessidades e interesses dos seguidores, para elaborar conteúdos orientados.

Por exemplo, as pessoas que buscam por abertura de CNPJ têm características bastante específicas e ao identificá-las, a sua marca irá produzir um material (pode ser um texto, ou até mesmo um ebook) direcionado para quem gostaria de abrir uma empresa, aumentando as chances de engajamento para seu negócio.

Além do conteúdo, a persona ajuda a selecionar as redes sociais mais prósperas para divulgação do seu negócio.

Um exemplo é o TikTok, uma plataforma que virou febre em todo o mundo, porém é recomendada para empresas com um perfil mais jovem, já que a maioria dos usuários tem de 16 a 24 anos.

A persona também é responsável pela linguagem e a voz da marca. É preciso que as empresas saibam se comunicar com seus clientes, adotando uma comunicação próxima e que faça sentido para eles.

2 – Crie conteúdos informativos e relevantes

O consumidor digital não está interessado apenas em uma propaganda convencional. Ao contrário, ele quer ser informado a respeito do assunto, com conteúdos ricos e de qualidade. Mesmo quem busca por assuntos ou produtos específicos, como por exemplo um sistema de controle de acesso de pessoas, deseja acessar informações que atendam sua necessidade de saber mais como controlar o trânsito de terceiros em empresas ou prédios particulares, tenha ele interesse em adquirir uma solução ou se aprofundar no assunto.

Isso também vale para as redes sociais, já que essas plataformas são cada vez mais usadas para encontrar notícias e informações. Empresas que compartilham conteúdo de qualidade nas mídias sociais acabam por ter sua imagem fortalecida junto ao público alvo.

O compartilhamento de conteúdo relevante é uma forma de construir um relacionamento duradouro e saudável com a persona, visto que a sua empresa entrega um material educativo, que pode solucionar o problema do cliente.

3 – Use imagens de qualidade e atrativas

O Instagram é considerado a rede social do momento. Baseado no compartilhamento de fotos e vídeos, mais de 347 mil scrolls (movimentos de baixar a tela) são feitos no aplicativo a cada minuto. Por esse motivo, é necessário investir em materiais chamativos, para que os seus seguidores parem de rolar a tela e possam se concentrar no seu conteúdo.

Além do mais, vale a pena elaborar conteúdos diferenciados, com vídeos interativos, reels (nova funcionalidade do Instagram), gifs animados, ilustrações, entre outros.

4 – Crie chamadas com apelo visual

Fora os conteúdos imagéticos e audiovisuais, é importante que a sua empresa escreva legendas informativas e chamadas criativas para aumentar o engajamento nas redes sociais.

Afinal de contas, ao se deparar com uma CTA (Call to action) , por exemplo, é provável que o seu seguidor queira saber mais sobre essa mercadoria. Por isso, vale a pena desenvolver uma chamada que provoque a curiosidade.

No entanto, a recomendação é ser sincero com os seus leitores e não oferecer algo que não possa cumprir. Essa prática é denominada clickbait e, atualmente, é mal vista por toda a internet, principalmente nas redes sociais.

5 – Tenha um cronograma de publicações

Um dos erros mais comuns do marketing nas redes sociais é esquecer de atualizar o seu perfil. Lidamos com inúmeras informações o tempo todo, por isso, se a marca não tiver um cronograma de publicações, ela pode ser esquecida pela audiência.

Sendo assim, verifique nos relatórios das redes sociais os dias e horários em que o engajamento é maior. Depois, defina as principais publicações para cada data, sem se esquecer de ocasiões especiais. Para facilitar a visualização, use um tag adesivo no calendário para uma melhor organização da sua rotina e também sempre mantenha a produção de conteúdo e engajamento da sua marca atualizado.

Entretanto, lembre-se que o excesso também pode ser prejudicial para o engajamento. Muitas empresas postam com frequência, mas sem equilíbrio, deixando seus seguidores incomodados com a grande quantidade de conteúdo.

6 – Responda os seus seguidores

Como dito anteriormente, as redes sociais também são plataformas de comunicação. Por esse motivo, uma forma de aumentar o engajamento é através do diálogo com os seguidores e isso pode ser feito tanto na resposta de comentários, quanto nas conversas por aplicativos, como no Facebook Messenger ou DM (direct message) do Instagram.

Lembre-se que os usuários das redes sociais são ávidos por uma comunicação rápida e dinâmica. Por isso, responda-os sempre que possível e não ignore as solicitações.

Uma dica é programar respostas automáticas nas redes sociais, através dos chatbots. Assim, mesmo fora do horário comercial, o usuário pode receber uma resposta da empresa.

7 – Firme parcerias com os influenciadores

Os influenciadores digitais são celebridades da internet que se destacam nas redes sociais. Como o próprio nome já diz, eles influenciam os usuários em determinados assuntos, inclusive na compra de produtos ou serviços.

Uma boa forma de aumentar o engajamento e as vendas da empresa é firmando parcerias com influenciadores. Recomenda-se escolher uma celebridade que tenha valores parecidos com a marca, pois ela será “a cara” do seu negócio nas redes sociais.

Conclusão

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como aumentar o engajamento nas redes sociais. Afinal de contas, essas plataformas são vistas como “minas de ouro” na internet, ainda mais para o setor de marketing.

No entanto, é preciso saber como elaborar campanhas para as redes e, dessa forma, conseguir se destacar no mercado e no meio do mar de informações nas mídias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Please rate this

Post Anterior

Por que ter um blog é essencial para o seu site?

Próximo Post

Como construir credibilidade no mundo online?

Relacionado Posts

influenciador digital
Comunicação online

Influenciadores digitais podem impactar sua campanha de marketing com baixo investimento

lives para aumentar vendas online
Marketing digital

Como usar lives para aumentar suas vendas online

Marketing de conteúdo para redes sociais
Marketing em redes sociais

5 dicas para vender mais usando as redes sociais

publicidade em midias sociais
Marketing em redes sociais

Publicidade em mídias sociais cresce em ritmo acelerado, aponta pesquisa.

videos youtube
Vídeos - Youtube

Qual a duração ideal para um vídeo no YouTube?

campanha de marketing magazine luiza
Marketing em redes sociais

Como transformar uma brincadeira em uma ação de marketing viral?

Próximo Post
credibilidade mundo online

Como construir credibilidade no mundo online?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agência emarket

CATEGORIAS

  • Branding (49)
  • Campanhas online (83)
  • Clientes/cases da emarket (115)
  • Comércio eletrônico (69)
  • Comunicação online (107)
  • Criação de sites (26)
  • E-mail marketing (45)
  • Inbound marketing (2)
  • Internet (88)
  • Link Building (7)
  • Links patrocinados (72)
  • Marketing de conteúdo (7)
  • Marketing de Performance (6)
  • Marketing digital (110)
  • Marketing em redes sociais (382)
  • Marketing Viral (120)
  • Mobile marketing (22)
  • Publicidade Online (117)
  • SEO – Otimização para Sites de Busca (125)
  • Sites de busca (124)
  • Variedades (185)
  • Vídeos – Youtube (78)
  • Wordpress (3)

TAGS

agencia de marketing digitalagencia de seoagencia digitalanunciar no facebookanunciar no googleanunciar no google adwordsanuncios no facebookanuncios no googlecampanha de links patrocinadoscampanha de marketing digitalcampanha no facebookcampanha no google adwordscriaçao de site wordpresscriação de site otimizadodivulgar site no googlefacebookgoogle adwordslink buildinglinks patrocinadoslinks patrocinados no googlemarketing de conteúdomarketing digitalmarketing em midias sociaismarketing em redes sociaismarketing em sites de buscamarketing nas redes sociaismarketing no facebookmarketing no twittermarketing onlinemarketing viralmidias sociaisotimizar siteotimizaçao de sitesotimização de siteotimização para sites de buscapublicidade digitalpublicidade na internetpublicidade no facebookpublicidade no googlepublicidade no twitterpublicidade onlineredes sociaisseoseo otimizaçao de sitevideo viral
Facebook Twitter Google+
Publicidade na Web

A emarket é uma agência de marketing digital, comunicação e publicidade online criada para auxiliar empresas a atrair, manter e rentabilizar clientes, conquistar mercado e efetivar negócios, desenvolvendo, através da internet, um canal de relacionamento com seu público.

A emarket

  • Agência de Marketing Digital SEO
  • Cases
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Portfólio
  • Resultados

CURTA E COMPARTILHE!

Agência emarket

Copyright © 2019 Publicidade na Web - Notícias e dicas de publicidade e marketing digital | Desenvolvido pela Agência PSMÍDIA.

Sem Resultados...
Ver todos os Resultados
  • HOME
  • A AGÊNCIA
  • CRIAÇÃO DE SITES
  • SOCIAL MEDIA

Copyright © 2019 Publicidade na Web - Notícias e dicas de publicidade e marketing digital | Desenvolvido pela Agência PSMÍDIA.