Abrir a caixa de e-mails pode ser um calvário, especialmente para quem informou seu e-mail profissional e pessoal em várias compras e formulários. A ideia de empresas enviarem e-mails não é algo novo, mas seguir boas práticas e conseguir converter ainda são pontos que nem todos conseguem dominar.
Em alguns casos, tão importante quanto seguir algumas dicas, é não fazer determinadas ações, como:
Em nenhuma hipótese compre uma lista
Esta é uma prática que terá pouca utilidade: a compra de uma lista de e-mails irá trazer contatos frios, que em sua imensa maioria não ficarão felizes com suas mensagens. As próprias plataformas de e-mail marketing completamente descredenciam essa estratégia e exigem sua concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados. Mais vale ter uma pequena lista que é a nata da nata do que ter milhares de e-mails de pessoas que não conhecem sua empresa.
Não seja um spammer
Outra dica do que não deve ser feito. Tem poucas coisas mais chatas do que ficar recebendo vários e-mails por dia da mesma empresa com promoções inacreditáveis que só vão durar por tempo limitado. Essa estratégia não engana ninguém.
Horário específico, data bem pensada
Uma estratégia interessante que muitos criadores de conteúdo adotam é enviar de forma regular um e-mail com seu conteúdo em um horário específico, seja 7h59, 9h10, enfim, criando sua marca. A newsletter do jornal inglês The Guardian, por exemplo, é enviada às 5h da manhã no horário de Londres. Pense se é interessante fazer isso no seu caso.
Segmentação e criação de interesse
As plataformas de e-mail marketing mais modernas permitem segmentações muito interessantes. Desde a criação de pequenas listas dentro da lista geral de e-mails, podendo separar por cidade, idade, interesses, se já comprou ou não e muito mais.
Também é possível programar um pequeno código que irá colocar o nome, sobrenome, nome da empresa, cargo ou outra especificidade, dando um toque pessoal a cada e-mail, mesmo que tenham sido disparados 10 mil ao mesmo tempo. Plataformas como o Sendinblue tem templates de email marketing que permitem uma boa variação no estilo, cores, fontes e assim entregar mensagens de forma mais diversificada e interessante.
Com a possibilidade dessa segmentação é possível entregar um e-mail de valor para cada interessado, em vez de algo genérico que será esquecido um minuto depois de lido.
Limpeza da lista
Seguindo a ideia de não ser um spammer, a limpeza de sua lista de e-mails precisa ser constante. As plataformas incentivam que você de tempos em tempos elimine de sua lista os e-mails que sempre são recusados (vão para a caixa de spam ou até estão incorretos) ou destinatários que não costumam ler suas mensagens.
É importante deixar o botão de se desinscrever visível e possibilitar em um ou dois cliques que a pessoa que recebe os e-mails não esteja mais na lista. Deixe uma boa impressão e não fique mandando e-mails para quem não está interessado.
Por isso sempre fique interessado nas principais taxas. São elas:
- Taxa de abertura
- Taxa de clique
- Spam: e-mails que foram direto para a caixa de spam
- Hard Bounces: e-mails que nem chegaram na caixa de e-mails (normalmente porque eles não existem ou estão incorretos na lista)
Não seja só um comunicador de promoções
Você tem o e-mail da pessoa, isso é um privilégio, por isso não o use só para falar da nova promoção. Pense em formas de entregar informações interessantes, usos legais de seu produto, fatos curiosos que façam valer a pena ler seu e-mail e continuar recebendo a newsletter.
Um dos números mais importantes para perseguir é a taxa de clique. Portanto que tal um tutorial em vídeo sobre como tirar as melhores fotos com o celular que você está vendendo? Ou então um link para o site de sua barbearia sobre penteados que dão pouco trabalho e são estilosos? Pense em como seu e-mail pode integrar o site, as redes sociais e criar um engajamento diferenciado.
Conclusão
O e-mail segue sendo uma excelente ferramenta para se comunicar com clientes e potenciais compradores, independente de sua área.
Entretanto é preciso tomar cuidados e seguir as dicas apresentadas acima para ter um retorno interessante, ativar seus contatos e poder gerar leads qualificados, em vez de ser só mais um spammer que irrita a cada momento que você abre sua caixa de entrada.