Normalmente, as páginas da Web são escritas em linguagens de programação HTML, JavaScript e CSS. Se você construísse um site sem uma plataforma de CMS, precisaria aprender essas linguagens e escrever muitos códigos.
Uma plataforma de CMS (do inglês Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), permite que você construa facilmente um site ou blog, publique e gerencie seu conteúdo online sem precisar codificar – pelo menos para a maioria deles.
Atualmente, cerca de 75 milhões de sites ativos usam um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) na Internet, segundo The Global Statistics. Em uma perspectiva menor, mas não menos expressiva, existem entre 1500 e 2000 sistemas de gerenciamento de conteúdo disponíveis, e esse número ainda está crescendo.
Em 2026, o mercado de CMS valerá US$ 125 bilhões. O WordPress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais utilizados, tendo a maior participação de mercado. O Wix é um dos CMS que mais cresce, com uma taxa de crescimento anual de 149%.
Como escolher a melhor plataforma de CMS para o seu site ou negócio
Como nem todos os CMSs implementam o mesmo sistema de gerenciamento de conteúdo, cada um tem seu mercado-alvo – e a escolha precisa refletir a intenção e o escopo do site ou negócio. Ao procurar a melhor plataforma para suas necessidades, considere:
Custo ‒ verifique se o custo da plataforma do site está adequado ao seu orçamento;
Escalabilidade ‒ observe as extensões e plugins para ver como seu site pode crescer usando a plataforma;
Facilidade de uso ‒ escolha um CMS adequado ao seu nível de habilidade, pois existem plataformas com curvas de aprendizado mais acentuadas do que outras;
Tantas opções de CMS significa que você pode se esforçar para escolher a melhor plataforma para a sua empresa. Veja, então, algumas das melhores plataformas CMS selecionadas para atender às necessidades de diferentes segmentos.
WORDPRESS
Mais de 42% de todos os sites do mundo usam o WordPress, tornando-a a plataforma CMS mais popular. O WordPress é um software de código aberto conhecido por sua flexibilidade e escalabilidade. Além disso, sua galeria de mais de 58.000 plugins ajuda os usuários a criar qualquer tipo de site.
O custo é flexível para necessidades e orçamentos individuais, embora exista uma extensa galeria de temas WordPress gratuitos e ótimos plugins. O WordPress pode funcionar para todos os níveis de usuários, desde aqueles que desejam iniciar um blog simples, aos que criam um site complexo.
Principais características:
Atribui funções e acesso a diferentes tipos de usuários: administradores, editores, autores, colaboradores e assinantes.
Permite o gerenciamento de mídia, incluindo texto alternativo e legendas ao inserir imagens para melhorar o SEO. Os visitantes podem comentar em páginas e postagens.
JOOMLA
Joomla é um CMS de código aberto que alimenta mais de 2% de todos os sites do mundo. Quando comparado a outras plataformas CMS, o software principal do Joomla oferece mais funcionalidades imediatas, como seus recursos multilíngues. No entanto, a configuração inicial pode ser um desafio para usuários não tão habilidosos.
Entre os diferenciais do Joomla destacam-se as centenas de subpáginas com eficiência e o uso da autenticação de dois fatores para evitar invasões. A plataforma é melhor para sites profissionais gerenciados por mais de uma pessoa.
Principais características:
Disponibiliza ferramenta de gerenciamento de banners e criação de campanhas publicitárias para rentabilizar o site.
Sua configuração multilíngue conta com mais de 70 idiomas disponíveis para os sites usando o software principal da plataforma.
DRUPAL
A plataforma Drupal é projetada para desenvolvedores web profissionais, sua arquitetura de API flexível suporta diferentes plataformas digitais. Comparado ao Joomla e ao WordPress, o Drupal otimiza seus recursos integrados para melhor desempenho e segurança. Também vale destacar que os sites Drupal obtêm maior tráfego na web do que outros softwares CMS.
Este CMS é menos vulnerável a ameaças de invasão, pois o software realiza testes de segurança regularmente. Joomla também conta com módulos integrados que ajudam a expandir a sua funcionalidade. Uma boa plataforma CMS para usuários avançados com grande conhecimento técnico para criar sites complexos e de grande escala.
Principais características:
A tradução automática de idiomas oferece suporte a mais de 100 idiomas.
É possível criar uma experiência personalizada para o cliente usando dados de geolocalização, histórico do navegador, tipo de dispositivo e taxonomias de comportamento.
MAGENTO
Magento é uma das melhores plataformas de e-commerce que existe. O software CMS se concentra em segurança, SEO e personalização para otimizar todos os tipos de sites de comércio eletrônico. Como atende a lojas online maiores, a plataforma é poderosa o suficiente para apresentar um grande número de produtos e pedidos.
Com essa plataforma CMS é possível gerenciar várias lojas em vários locais, usando diferentes idiomas e moedas. O gerenciamento de conteúdo é responsivo a dispositivos móveis. Magento é ótimo para lojas de comércio eletrônico de médio a grande porte. As três versões diferentes do Magento influenciam o custo de uso da plataforma. A plataforma Magento Open Source é gratuita, mas requer um provedor de hospedagem na web e um domínio personalizado.
Principais características:
Recursos amigáveis ao toque, facilitando as edições.
Permite exibir produtos virtualmente, usando gerenciamento de estoque, incluindo imediatamente produtos e preços dinâmicos.
PRESTASHOP
PrestaShop é outra plataforma CMS popular para pequenas e médias empresas de e-commerce. Sua comunidade ativa e seu amplo conjunto de recursos o tornam uma plataforma de gerenciamento de loja online altamente flexível. Sua interface abrangente também ajuda a inserir e monitorar produtos facilmente.
Prestashop oferece acesso a recursos de comércio eletrônico fáceis de usar para usuários de todos os níveis de habilidade para criar uma loja online profissional. Há uma ampla seleção de temas e módulos para personalização. O software é gratuito, mas ainda precisa de hospedagem e domínio.
Principais características:
Otimizado para SEO.
Permite o gerenciamento de várias lojas que compartilham componentes e recursos. Conta com grande seleção de meios de pagamento, incluindo PayPal, Skrill, Stripe, WorldPay e processamento offline.
MAGNOLIA
O Magnolia CMS, baseado em Java, é direcionado especificamente para empresas que precisam de sites que podem fazer praticamente tudo. Possui um hub que integra áreas como e-commerce, analytics, automação de marketing, mídias sociais, CRM e ERP. Você pode adicionar essas funções à medida que o seu negócio se desenvolve.
A segurança também está no centro do sistema, pois emprega uma arquitetura que separa os elementos públicos e privados do seu site para ajudar a combater invasores. Você pode também definir o que os usuários e administradores podem fazer, assim sempre saberá quem pode escrever, editar, visualizar e publicar determinado conteúdo. Os preços são adaptados às necessidades do negócio.
Principais características:
Layout personalizável e amigável ao usuário. Visualização de conteúdo ao vivo (editor WYSIWYG).
Oferece suporte responsivo e abrangente. Os clientes corporativos recebem recursos como personalização e “pacotes de conectores” prontos para uso.